5 razões para fazer a Estrada Nacional 2 no Outono/Inverno

Viajar é algo que geralmente toda a gente reserva para fazer no Verão, ou quando muito uma escapadela de alguns dias na Páscoa. E isto acontece não só pelo motivo óbvio de fazer coincidir com as férias do trabalho ou da escola, mas também para usufruir do bom tempo e aproveitar ao máximo os longos dias de sol.

Mas hoje gostaríamos de apresentar aqui precisamente o argumento contrário, descrevendo 5 razões pelas quais pode ser mais interessante viajar durante o Outono e Inverno. Neste caso em particular, percorrer a Estrada Nacional 2.

Sabemos bem como é, trata-se daquela época do ano fria, cinzenta, em que sabe bem ficar em casa com a lareira acesa enquanto se vê um filme ou uma série. Então que razões temos nós para apresentar e que vos possam fazer mudar de ideias? Vamos a isto!

  1. Preço

Nesta altura do ano é possível encontrar oportunidades interessantes em termos de alojamento, tornando a viagem mais em conta. Numa viagem destas, todas as parcelas contam e o custo do alojamento é aquela que geralmente pesa mais.

  1. Trânsito

Toda a gente sabe como são as estradas portuguesas no Verão. Trânsito, velocidade, pois toda a gente quer chegar depressa ao destino, enfim, não são nada convidativas a ir com uma velocidade moderada para apreciar a paisagem e desfrutar da viagem. 

No Outono e Inverno a Estrada está bastante mais calma, podemos apreciar à vontade a beleza que a paisagem nos proporciona e, se virmos algo que queiramos mesmo para para fotografar, muito mais facilmente conseguiremos encostar na berma por uns minutos. 

  1. Menos turistas

No tempo frio há menos turistas, não vamos encontrar aquela azáfama constante de gente a tirar “selfies” em cada esquina. Por isso as localidades encontram-se mais genuínas, com as gentes locais nas suas actividades quotidianas. Uma das virtudes de fazer a Estrada Nacional 2 é a possibilidade de, em cada terra, conhecer as suas gentes, dar 2 dedos de conversa, contactar com esta maravilhosa diversidade cultural do nosso país, de Trás-os-Montes ao Algarve.

  1. Dias mais pequenos

Isto pode parecer um contra-senso, mas deixem-nos explicar. Este é daqueles argumentos difíceis de “engolir”, mas que todos os fotógrafos vão de imediato perceber! Já repararam como uma bela paisagem fica diferente se for fotografada com os primeiros raios de luz do nascer do sol ou, pelo contrário, com aquela luz forte do meio-dia? É, literalmente, como da noite para o dia! A luz vermelha/alaranjada, baixinha a roçar o horizonte, seja ao nascer ou ao por do sol transforma completamente uma paisagem e faz a diferença entre uma fotografia absolutamente épica ou uma imagem banal.

O problema no Verão é que estes dois eventos do dia acontecem a horas pouco práticas. De manhã o sol nasce bem cedo, demasiado cedo, e há que contar ainda com a viagem do hotel para o local onde vamos fotografar, não esquecendo que precisamos de estar lá uns bons 20 minutos antes dos primeiros raios de sol, para preparar todo o equipamento. Já ao final do dia, o sol põe-se à hora de jantar, o que por vezes é difícil de conciliar, principalmente quando viajamos com a família.

Já no Outono e Inverno, o nascer e o por-do-sol acontecem a horas mais “convenientes” para fotografar, o que permite de manhã ficar mais um pouco na cama e, ao final da tarde, fotografar o por-do-sol e seguir para o jantar com a tarefa cumprida!

  1. Ajudar o comércio local

Por fim, os negócios locais, sejam os estabelecimentos de alojamento e restauração, ou o comércio local e de produtos tradicionais, durante o Outono e Inverno atravessam uma época com muito menos clientes. E necessitam de superar este período até à época alta seguinte, mantendo as portas abertas. Por isso, dormir nas pequenas residenciais, comer nos seus restaurantes, fazer compras no comércio local, é de certo modo uma forma de atenuar as dificuldades da época baixa. Como excepção, é claro, ocorre a Passagem de Ano em pleno Inverno, mas trata-se de uma ocasião singular e que não se aplica a todas as localidades.

Gostaríamos ainda de deixar a sugestão de procurarem artigos típicos, de produção local, como por exemplo o vinho, o azeite, o mel e os enchidos. Por vezes é até possível comprar ao produtor. Irão verificar que nada têm a ver com os produtos equivalentes que se vendem nas grandes superfícies.

Estas são apenas algumas das inúmeras razões para fazer a Estrada Nacional 2 no Outono e Inverno. Como podem ver, com um pouco de imaginação, é possível identificar várias vantagens numa época do ano que geralmente a maioria não aprecia.

E nesta matéria qual é a vossa experiência? Mais alguém percorreu a EN2 durante o Outono ou o Inverno?

2 Replies to “5 razões para fazer a Estrada Nacional 2 no Outono/Inverno”

  1. Bom artigo, abre o apetite . Era já amanhã, tempo houvesse…

    1. Caro amigo,
      Temos a certeza que qualquer altura do ano é boa para fazer a Estrada Nacional 2! Para qualquer questão, não deixe de nos contactar. E quando se fizer à estrada avise-nos, gostaríamos de saber o que achou.

      Um Feliz Natal!
      Maurício & Hugo

Deixe um comentário